Notícia - Como funciona o sono dos bebês

Como funciona o sono dos bebês

 

Tem coisa mais linda do que ver o seu pacotinho puxando aquele “ronquinho”? Para quem recebeu seu “presentinho” pela primeira vez, talvez as noites de sono não têm sido tão tranquilas e o reloginho biológico do bebê pode demorar a ficar regulado. Em todo caso, é muito importante conhecer e entender como funciona o sono do seu bebê, e a Maçã Verde Baby está aqui para te ajudar com isso!

O bebê desde o nascimento tem muita necessidade de sono. Nos primeiros dias, vai ser difícil ver aqueles olhinhos abertos, porque o sono é uma necessidade fisiológica dele, muito importante para o desenvolvimento e para a saúde do seu filho ou sua filha. Sabemos que falar é fácil e que as suas noites de (falta de) sono podem estar afetando seu humor e seu bem-estar. Por isso, é importante entender o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida do seu bebê e a sua também!

Se o bebê tem dificuldade para pegar no sono, alguns pais tentam usar uma estratégia que pode ser prejudicial para a criança: dar uma canseira durante o dia e não deixar o bebê dormir, para deixá-lo bem cansado à noite. O problema é que, se você forçar o nenê a ficar acordado durante o dia, a naninha dele à noite não vai ser melhor e o reloginho biológico dele pode ficar totalmente desconfigurado.

Preste atenção aos sinais que seu bebê dá: bocejar, coçar os olhinhos, orelhas ou cabelinho, ficar com olhar parado e perder a graça ou interesse do lugar onde ele está na casa. Alguns começam a chorar, com um pouquinho de cansaço (com o tempo, você vai “conhecer” o choro do seu bebê ;). Tá na hora de ganhar um bom “tetê” e ir para o bercinho tirar aquele cochilinho gostoso!

Nestas horas, não adianta fazer comparações do tipo “a filha da Gertrudes dorme a noite toda desde que nasceu”... Cada bebê tem o seu jeito, as suas necessidades. Com o tempo você vai entender melhor como o seu bebê dorme.

Temos algumas dicas vão te ajudar a melhorar um pouquinho as noites de sono do seu bebê (e as suas também)!

Cuidado com as telas

Os especialistas recomendam que os bebês tenham acesso a telas de celulares, computadores, televisores etc a partir dos dois anos de idade. As tecnologias não podem substituir o contato, atenção e carinho que o bebê recebe dos pais. As telas podem prejudicar o desenvolvimento, atenção e aprendizagem do seu filho ou sua filha e a produção dos hormônios do sono, como a melatonina!

Adianta deixar chorando?

Nada disso! O choro é uma das únicas maneiras do seu bebê “dizer” o que quer. Deixar a criança chorando, até ela “cansar” não vai resolver o problema do seu bebê, que pode ser até alguma necessidade urgente!

"Pança" cheia

O tetê, antes de dormir (e, claro, respeitando o tempo do arrotinho :), é ótimo para os recém-nascidos. Alguns até dormem no peito da mãe! Mas para os que já estão na introdução alimentar, é bom esperar um pouquinho mais para que o tempo de digestão seja mais tranquila e sem transtornos.

O berço ou cadeirinha de descanso

Escolha um berço ou uma cadeirinha de descanso apropriado para o seu bebê. A criança precisa de um lugar confortável e com a devida segurança para ter uma noite de sono tranquila. É preciso tomar cuidado para não deixar nenhum objeto ou item que possa causar algum acidente durante as naninhas, principalmente com os recém-nascidos.

Músicas e sons

Vale tudo para tentar fazer o nenê pegar no sono” :) Existem aplicativos que simulam os sons da barriga da mãe, sons de passarinhos, e até o “shhhh” que a mamãe faz para ninar o bebê. Alguns bebês gostam de ouvir as mesmas musiquinhas que escutaram quando estavam na barriga da mamãe, mas cuidado para não se empolgar e soltar a voz... ;)

No geral, os bebês seguem esta tabelinha de sono, conforme a idade. Dê uma olhadinha, mas lembre-se de que não é uma regra. De toda forma ela ajuda a entender como funciona o sono dos bebês. ;)

 

Ah! Uma curiosidade: sabia que os bebês desde que estão na barriga da mamãe já têm sonhos? Incrível, né!

Gostou destas dicas? Esperamos que sim! A Maçã Verde Baby é o melhor lugar para você escolher um bercinho ou a cadeirinha de descanso mais prática, segura, confortável e com a melhor qualidade para o seu bebê! Tem até cadeirinha de descanso que balança sozinha, toca músicas e pode ser controlada por aplicativo! Nós temos diversas opções e modelos, para todos os tipos de crianças e com preços que cabem no seu bolso! :)

E aqui na Maçã Verde Baby temos tudo o que você precisa para o seu bebê – carrinhoscadeirinhas de alimentaçãocercadinhoscadeirinha para carrobanheirasbrinquedos... Trabalhamos com as melhores marcas e só aqui você vai ter um atendimento personalizado e uma equipe que estará sempre pronta para tirar todas as suas dúvidas sobre qualquer produto!

E não esqueça de seguir a nossa página @macaverdebaby no Instagram!

Pague com
  • Mercado Pago
Selos

Murilo Barbosa Teodozio EIRELI - CNPJ: 12.284.109/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2020

Fale conosco pelo WhatsApp